terça-feira, 25 de junho de 2013

Célula animal e célula vegetal


Célula animal

A observação de uma célula animal no microscópio permite a visualização de uma fina membrana envolvendo todos os componentes de uma célula e separando o meio interno do externo; trata-se da membrana plasmática, cuja permeabilidade permite a troca de materiais entre a célula e o meio que a cerca.


Preenchendo a célula, há um material de consistência viscosa denominado citoplasma ou hialoplasma, onde ocorrem as funções vitais da célula: digestão, respiração, transportes, etc. É no citoplasma que se encontram as organelas e um vasto sistema de membranas.


As principais organelas são: ribossomos, retículo endoplasmático, complexo golgiense, mitocôndrias,lisossomos e centríolos.

Geralmente na parte central da célula, protegido pela membrana nuclear ou carioteca encontra-se o núcleo celular, preenchido por uma substância denominada cariolinfa, semelhante ao citoplasma.

Mergulhado na cariolinfa, encontra-se a cromatina ( material genético) e os nucléolos, que relacionam-se com a produção de ribossomos.


Célula vegetal

Com exceção dos centríolos, a célula vegetal possui todos os componentes da célula animal, e ainda apresenta um envoltório externo denominado parede celular ou membrana celulósica.

O citoplasma das células vegetal apresentam grandes vacúolos: cavidades limitadas por membranas contendo em seu interior o suco vacuolar com reservas de água e outras sustâncias.

Nas células vegetais encontram-se organelas denominadas plastos, cuja função é armazenar substâncias como o amido, ou pigmentos como os cloroplastos, que armazenam o pigmento verde denominado clorofila ,responsável pela fotossíntese.


Nenhum comentário:

Postar um comentário